Thursday, August 9, 2007

Tinto de verão


Este post surge como resposta directa ao post do Daniel Melo no blog do Peão, que quixotescamente contesto.

Vamos lá ver: estou farto de ser vituperado quando, em plena tasca de praia, confrontado com 40º à sombra e uma dose de sardinhas chamuscadas, salada (de cebola, pimento assado, folhas de alface inteiras e nacos de tomate mal cortado), azeitonas secas, galheteiro oleoso, pão tão rijo que é capaz de partir um dente, pacotinhos de manteiga com alho (já líquida do calor, claro), etc., sugiro que se peça um bom tinto de Pias.

Aliás, quem é que inventou a regra de etiqueta de que o peixe deve ser acompanhado com vinho branco?

E mais, se 1) o calor convida ao vinho verde e/ou branco; e 2) se no Alentejo (nomeadamente na Vidigueira) faz um calor desgraçado; então 3) porque é que eles fazem um tinto tão bom?

Acho que há assuntos, como este, que devem ser urgentemente debatidos na praça pública. Agora, qual praça é que já não sei. Pode ser, por exemplo, na praça central da Vidigueira.

Já agora, ao contrário da restante malta deste blogue, eu estou em plena actividade de investigação, a trabalhar no duro no único mês em que se está à vontade em Lisboa. Neste sentido, encontro-me agora a fazer a genealogia daquele tema que, no fundo, vem apoiar o meu argumento neste post: "Red Red Wine", tema popularizado pelos UB40.

- O tema foi originalmente composto pelo inimaginável Neil Diamond, em 1967.



- Depois, existem incontáveis versões do tema, em especial por artistas reggae como os Countdown Singers, Ken Boothe e... finalmente os UB40. Aliás, são eles os culpados para transformar um tema que era uma ode apaixonada ao alcoolismo numa ode adolescente à parvoíce. Se não estão de acordo, então vejam isto:

1 comment:

Daniel Melo said...

Como diria o nosso bardo,
há sempre alguém k resiste,
há sempre alguém k diz não!
Boa, compadre,
eu tamém bebo tintoli no berãoâ, mazé misturado na gasosa, a modos k fazendo sangria mais baratucha e poupando o kilo de açúcar k acostumam despejari dentro do jarro, nã sei se tás a veri a coisa, hum.
Tenho dito, compadre. Bom tintol, atão, e bons repastos, kavida sã 2 dias.