Há uma relação mística que ainda não nos foi explicada: a predilecção que as melhores rádios têm pelo número três. Talvez encontremos a resposta na Quinta da Regaleira, ou num disco do Nusrat Fateh Ali Khan, não sei. Também não descarto a teoria de que sou um grande ignorante e que uma evidência absolutamente gritante me esteja a escapar.
Um dos melhores exemplos é, evidentemente, a BBC Radio 3, que se constrói a partir de sonoridades clássicas, jazz, a chamada World Music (ou seja, música feita neste planeta; tudo o que é feito em Neptuno, por exemplo, não entra nesta rádio) e a chamada New Music (ou seja, música nova). Mas há outras rádios "3" que vale a pena mencionar: a Radio 3, de Espanha, e a CBC Radio 3, do Canadá.
A Radio 3 merece ser ouvida pelas seguintes duas razões: 1) a grande variedade das suas playlists, que cobrem todo o espectro não comercial (e que chegam a passar, imagine-se, música portuguesa); e 2) o desafio de poder ouvir um locutor espanhol dizer o nome de bandas como ...And You Will Know Us By The Trail of Dead sem se desmanchar a rir.
A CBC Radio 3, por outro lado, disponibiliza-nos dezenas de concertos e sessões, podcasts, um media player, etc., com sons "alternativos" (ou seja, não nativos). Vale a pena.
Recomendo vivamente linkarem estas rádios aos vossos "favoritos". Já agora, lanço-vos também o desafio: se tiverem o mesmo tipo de problemas mentais que eu, pesquisem outros exemplos de "rádios 3" para juntarmos à colecção.
P.S.: reparem que não mencionei a Antena 3. Foi de propósito.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Estás em forma, meu caro DJ Im-becil!
Só tu, realmente, te lembrarias de postar sobre este filo-terciarismo do éter :)
Penso que este tema merecia, no mínimo, uma tese de doutoramento. Pena já ter acabado a minha.
De certeza que o locutor é espanhol?
Post a Comment